60/90/6012


Eu estava fazendo uma pesquisa na Internet quando escrevi errado no campo da data. Queria buscar documentos a partir de 09/06/2016, mas não apaguei direito e o campo, formatado para aceitar o formato dia/mês/ano, acabou mostrando 60/90/6012. E lá fui eu deletar tudo, irritado com a insânia do computador de sugerir que eu quisesse escrever um número disparatado desses.

A mente, porém, é coisa besta. Você mal liga a ignição e lá vai ela pro final da rua, atropelando tudo. Peguei-me imediatamente pensando que, sim, em algum plano desconhecido de outra realidade, 60/90/6012 bem pode representar uma data tão temporal quanto 09/06/2016. Tudo bem, o ano de 6012 está meio lonjinho mas, se tudo der certo e não acabarmos com o planeta ou uns aos outros antes, a raça humana bem pode chegar até lá.

Nesse caso, como explicar o dia 60 do nonagésimo mês? Bom, aí a cabeça deu outra acelerada e me peguei imaginando um possível incidente cósmico: no futuro, o Sol, frágil pivô de nosso sistema planetário, daria uma escorregadela e acabaria se aproximando de outras estrelas, carregando junto sua trouxa de planetas. De uma hora pra outra, a Terra acabaria gravitando em torno de três sóis sucessivamente, em delicado equilíbrio gravitacional. Com as novas traslações e novas rotações, o número de meses na Terra se multiplicaria de 12 para 120 e o número de dias de 30 para 240. Pobres de nós, teríamos que ficar nos movimentando o tempo todo, pois permanecer em determinado ponto durante a passagem por um dos três sóis poderia nos arrastar para fora da superfície terrestre. 

E você aí, achando complicado lembrar se julho tem 30 ou 31 dias.

Finalmente, chegaríamos ao dia de 60/90/6012. Um funcionário público, levitando em seu escritório telepata, realiza uma busca na UniverseNet, repositório de todo conhecimento real e imaginário. Ele procura uma foto quadrimensional de seu gatinho marciano, que tirou alguns anos antes. Sem querer, erra a data de início da pesquisa e digita "09/06/2016". O funcionário dá uma risada - e imagina como seria o mundo dessa época tão arcaica e atrasada.

Desculpem o aborrecimento, mas eu precisava pensar em algo que não fosse Orlando.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A educação pela pedra

. . .

o campeão