livro dos dias



o vivente no percurso do dia
redige muitos livros.
em cada fala, uma frase
em cada olhar, um capítulo
em cada adeus, um epílogo
em cada elogio, um prefácio
em cada lista, um índice
em cada amor, um parágrafo.


nomes, pessoas e sítios podem ser encontrados
no índex onomástico
ao final desta edição, junto à indicação das ilustrações.


esforço-me para manter Livro dos Dias
em compasso de manual,
com lições que constante exigem
novas edições, evitando transformá-lo
em compêndio de virtudes e malefícios,
ansiando que seus erros de revisão
concedam-lhe o bom sentido que minhas limitações negaram.


Ó Musa, afastai-nos das elegias
que para nada servem, que meramente apressam
o passo natural das coisas.
Já carregamos Breviário de melancolias
e não precisamos de Panegírico da tristeza
para nos sentirmos tristes.
Ao malogrado Autor, é favor
que de graça e leveza utilize.


Leiamos nossos livros de quando em quando,
pois o dia não é tecido sozinho.
Ergamos nossas vozes de quando em quando,
pois pairamos sempre  à sombra do crítico.
Cabelos brancos.


Leia o que quiser de mim, meu amor
persiga minhas páginas.
Mas deixe a mim algum papel, meu amor
para cultivar minhas mágoas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A educação pela pedra

. . .

o campeão